Importância da Missa...

Para Católicos...

Participe da Santa Missa com seriedade e o respeito necessário, não o faça como algo mecânico, costumeiro.... Não é um local para bate papo, é preciso que se dê total atenção ao Rito sagrado.

Na missa, Deus nos dá sua própria vida. Isso não é apenas uma metáfora, um símbolo ou uma antecipação. Precisamos ir à missa com os olhos e ouvidos, mente e coração abertos à vontade que está diante de nós, a verdade que se eleva como incenso. A vida de Deus é uma dádiva que precisamos receber apropriadamente e com gratidão. 

Fogo e luz, usados de modo errado, podem nos queimar ou cegar. De modo semelhante, a graça recebida indignamente sujeita-nos a julgamento e a consequências muito terríveis.

Em toda missa, Deus renova sua aliança com cada um de nós, colocando diante de nós a vida e a morte, a benção e a maldição. Precisamos escolher a bênção e rejeitar a maldição, precisamos fazer isso desde o início. Aí entra a seriedade para com a missa.


A partir do momento em que você entra na igreja, se coloca sob juramento. Ao mergulhar os dedos na água benta, você renova a aliança que se iniciou com seu Batismo. Talvez você tenha sido batizado quando bebê; seus pais tomaram a decisão por você. 

Mas agora, com esse simples movimento, você toma a decisão por si mesmo. Também você está sob juramento. Não se esqueça: a palavra latina sacramentum significa, literalmente, “juramento”. 

Quando faz o sinal-da-cruz, você renova o sacramento do Batismo, desse modo renovando sua obrigação de corresponder aos direitos e deveres da nova aliança. “Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com todo o teu ser, com todas as tuas forças”; “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA LÁGRIMA DE FELIPE

Evangelho do dia 03/10/2014 Sexta-feira

Resenha